Metade dos médicos não lava nem desinfecta mãos

em


"A Organização Mundial de Saúde estima que metade dos médicos no mundo não lava nem desinfecta as mãos antes de tratar dos doentes. Em Portugal, está já a ser preparada uma campanha de sensibilização neste sentido.
(...)
Segundo a auditoria do Plano Nacional de Controlo da Infecção realizada em 2003 e 2004 junto de 53 hospitais citada pelo «Público», havia 64 por cento de hospitais que tinham normas para a higienização das mãos, mas só 55,4 as divulgavam junto dos profissionais.Por outro lado, quase 70 por cento dos hospitais tinham políticas para o uso de anti-sépticos, que permitem desinfectar as mãos e são alternativas à lavagem na maior parte das situações.
Em declarações à Comunicação Social, o presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública reconheceu este problema, avançando que a falta de instalações adequadas pode estar na origem deste problema.«Também a prática de menoprezar a lavagem das mãos e a sua desinfecção entre muitos profissionais. Só em situações mais "sujas" é que as pessoas lavam com mais frequência as maõs», afirmou Mário Durval à TSF.O presidente da Associação dos Administradores Hospitalares também admite que há problemas a nível das infra-estruturas existentes, considerando que também há falta de sensilibilização para o problema.«É uma questão de falta de as lavar e talvez até de disponibilidade. mas há serviços e serviços e médicos e médicos. Não podemos generalizar, mas realmente facilita-se um pouco», concluiu Manuel Delgado, que mesmo fala numa mudança nos últimos anos a este respeito."
É o fim da macacada! É preciso haver acções de sensibilização para que os nossos médicos, os profissionais de saúde nos quais colocamos a nossa vida, a nossa saúde, saibam que têm de lavar as mãos? Sempre?!!! Dah! Até os mais pequenos sabem que têm de lavar as mãos antes de comer...é um hábito de higiene básico. Como é que os senhores, que se dizem doutores, e os enfermeiros, que nao são doutores, não sabem? Isto não é normal!

0 comentários:

eXTReMe Tracker